Expressões Culturais e Comunicacionais na Revista ALAIC, Número 38

expressões culturais e comunicações

Com o dossier “Comunicação intercultural e comunicação folclórica”, a revista apresenta artigos de investigadores de toda a América Latina, bem como uma entrevista com Jorge A. González, investigador da Universidad Nacional Autónoma de México.

Nuestras Noticias

Expresiones culturales y Comunicacionales en la Revista ALAIC, Número 38

Folkcomunicação
Criada pelo pesquisador brasileiro Luiz Beltrão, no final da década de 1960, a Folkcomunicação defendia a urgência de uma verdadeira virada do olhar acadêmico para objetos, sujeitos, processos e práticas de comunicação popular e folclórica que sempre estiveram à margem da intelectualidade . Neste número da Revista Latino-Americana de Ciências da Comunicação, os diversos autores participantes abordam a área sob diferentes aspectos: festas populares e religiosas, tradições locais, séries de televisão, entre outras abordagens.
Tema
O tema do dossiê desta edição é “Comunicação intercultural e comunicação popular” e é organizado por Cristian Yáñez Aguilar (Universidade Austral do Chile), Marcelo Sabbatini (Universidade Federal de Pernambuco, Brasil) e Marta Meleán (Universidade Nacional de La Plata, Argentina). . O dossiê é composto por 16 artigos que dialogam com processos de comunicação, seja nos meios de comunicação de massa ou em canais paralelos de comunicação social, incluindo as redes digitais, transformadas pelo ciberativismo e pela cultura hacker. A Pandemia Covid-19 também é abordada.
Entrevistado
O entrevistado da publicação é o pesquisador Jorge A. González, da Universidade Nacional Autônoma do México, criador do conceito de Frentes Culturais. Ele comenta seu compromisso com os temas da cultura popular entendida como fenômeno cultural e simbólico.
Secção de Estudos
A seção de estudos apresenta um artigo que oferece um panorama do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unesp (Universidade Estadual Paulista), a partir de um breve histórico e de suas linhas de pesquisa, da configuração de seu corpo docente e de sua comunidade acadêmica.
Fechando a 38ª edição da Revista ALAIC, o livro resenha Como Fake News e a nova ordem da (des)informação na era da pós-verdade: manipulação, polarização, bolhas de filtro e Pioneiros nos estudos de comunicação latino-americanos, trazem a visão de seus autores em obras que tratam de temas muito atuais.
Boa leitura!

Subscreva a nossa Newsletter



    Author

    Adriana Romero

    Leave a comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *